OM NAMO BHAGAVATE VASUDEVAYA, do sânscrito, é um dos mantras de evocação de Krishna.
OM é a vibração interdimensional que penetra em tudo e a todos.
NAMO é a saudação ou reverência ao poder divino.
BHAGAVATE é o respeito ao Senhor.
VASUDEVA é o nome da família carnal que criou Krishna.
YA, quando acrescentado no final significa a característica ativa (masculina) do mantra.
Este é grande mantra de doze sílabas e amplamente praticado por diferentes seitas hinduístas na Índia, sendo conhecido como Mukti, ou mantra da libertação. Mesmo que algumas questões possam ser divergentes, todos aqueles que usam este mantra reconhecem o poder de sua fórmula espiritual.
O mantra Om Namo Bhagavate Vasudevaya estimula a entrega dos carmas negativos, seus resultados e consequências ruins, assim como a entrega do ego inferior às mãos de Krishna, o Senhor Supremo do Universo.
Neste ato de entrega, seu Poder Divino atua no sentido de recolher, suavizar e transformar os resultados das ações negativas daqueles que praticam o mantra diariamente.
Krishna promete apoiar aqueles que sofrem por causa dos resultados cármicos, gerados pelas ações ruins que o ego inferior manifestou.
Além disso, o mantra estimula o reconhecimento do Poder Divino de Krishna sobre todas as coisa, todos os seres e todas as situações, preenchendo com a justiça Divina. Invocando a ação de Krishna, que também viveu na Terra como homem e conhece as dores, sofrimentos e dificuldades da vida manifestada na vida física.
Assim, quando alguém canta este mantra por inteiro, ele invoca Krishna como um homem, que também viveu na Terra e sabe das dificuldades de todos nós.
Fonte: https://www.eusemfronteiras.com.br/evocacao-de-krishna-om-namo-bhagavate-vasudevaya/
Om Namo Bhagavate Vasudevay (sânscrito: ॐ नमो भगवते वासुदेवाय) é um dos mantras hindus mais populares. É um mantra central para a tradição do Vaishnavismo. Conhecido como o mantra Dwadasakshari ou ‘doze sílabas’, Om Namo Bhagavate Vasudevaya é dedicado ao Senhor Vishnu na encarnação de Krishna.
De acordo com a tradição tântrica, o Rishi (vidente ou sábio) que originou este mantra é Prajapati, mas na Tradição Purânica o Rishi é Narada. Independentemente dessa diferença, ambas as tradições concordam que Om Namo Bhagavate Vasudevay é o mantra Vishnu supremo.
Encontrado no antigo texto hindu, Vishnu Purana, Om Namo Bhagavate Vasudevay pode ser traduzido como “Eu me curvo ao Senhor Vasudeva (Senhor Krishna)”. No entanto, este mantra é recitado tanto pelos benefícios das vibrações sonoras sagradas quanto por qualquer significado específico.
Este mantra é entendido como um mantra moksha ou mukti (libertação), recitado como uma forma de alcançar a liberdade espiritual do samsara , ou o ciclo recorrente de morte e reencarnação.
Om Namo Bhagavate Vasudevay e Om Namo Bhagavate Vasudevaya são geralmente usados de forma intercambiável.
Devido à natureza e aos múltiplos significados das palavras em sânscrito, as traduções de Om Namo Bhagavate Vasudevay variam, mas todas indicam louvor ao deus supremo. É considerado um maha ou ‘grande’ mantra.
Além de seu uso no Vaishnavismo, Om Namo Bhagavate Vasudevay é popular na tradição Kripalu . Alguns praticantes de Kripalu interpretam o significado como “Eu me curvo à luz divina interior”, usando assim o mantra como um meio de auto-realização.
Om é a vibração sonora primordial e sagrada do universo, que se acredita abranger a energia universal.
Namo pode ser traduzido como “curvar-se” ou “prestar homenagem”, e é frequentemente usado como uma saudação que representa a rendição espiritual.
Bhagavate refere-se a alguém que é divino, abençoado ou considerado divino.
Vasudevay pode se referir a Krishna, o deus ( devaya ) da luz ( vasu ), ou a energia universal infinita e sem forma de Brahman. Como tal, o entendimento mais comum deste mantra é uma reverente saudação a Vishnu como Krishna.
Acredita-se que se os devotos recitarem Om Namo Bhagavate Vasudevaya diariamente, Krishna ficará ao lado deles e responderá aos chamados de seus corações imediatamente. Diz-se que Krishna habita em todos os seres, e recitar este mantra é, portanto, um meio de alcançar a consciência da consciência de Krishna interior.
Om Namo Bhagavate Vasudevaya pode ser usado em uma repetição meditativa conhecida como japa, na qual o mantra deve ser recitado por pelo menos 15 minutos e seguido de meditação silenciosa para o máximo benefício.