Na Arte, as Velas são usadas para aumentar o poder de um encantamento, ou para influenciar um poder em particular. Elas simbolizam a transformação da vontade em energia, elevando-a ao Plano Astral. Você pode notar que enquanto a Vela é consumida, ela vai desaparecendo, evaporando-se.
As velas são por vezes usadas juntamente com ervas e outros auxiliares dos encantamentos, todos apontando para um objetivo em comum. Escolha a vela correspondente ao seu objetivo e com o seu Athame, grave nela os seus desejos. Para isso você pode usar siglas, símbolos, abreviações e tudo o mais que lhe convier. Depois use um óleo apropriado para ungir a vela, qualquer óleo que tenha o objetivo em comum com o do encantamento. Não unte o pavio da vela.
Para untar uma vela, use a Mão do Poder, é a mão que você mais usa, esfregue a vela com movimentos circulares ou em espiral. Se você deseja que alguma coisa venha até você, esfregue a vela da ponta para a base. Se deseja remover alguma coisa, esfregue da base para a ponta. Role a vela sobre as ervas correspondentes e finalmente coloque-a no castiçal.
Suspenda as mãos ao lado da vela, mentalmente envie seus desejos para ela e acenda a vela dizendo: “Vela de poder, Vela de força, crie os meus desejos aqui, nessa noite. Poder flua do fogo desta Vela. Atenda o desejo de meu coração, as minhas palavras tem força, a vitória esta ganha.
Assim digo, Assim seja! Este encantamento está feito”.
A Vela não pode ser apagada, deve arder até o fim. É normal que ela evapore totalmente, mas caso haja resíduos, retire-os com o Athame, cuidadosamente e jogue-os em Água corrente ou aos pés de uma Árvore, ou jardim
Intelecto, criatividade, unidade, trazendo o poder da concentração e imaginação para o ritual; feitiços que envolvam confidências, atração, charme, persuasão, aprendizagem, quebrar bloqueios mentais. Em geral para estimular os estudos. Simboliza também a energia solar, ação, inspiração e mudanças súbitas.
Dia da semana: Domingo.
Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos; beneficia rituais para atrair sorte ou dinheiro rapidamente. Simboliza a energia solar. Poderes divinos masculinos, feitiços e rituais para neutralizar a negatividade, encorajar, estabilidade e atrair as influências da Deusa.
Espiritual, para rituais que necessitam de harmonia, luz, paz, sonhos, saúde, magia que envolva honra, bondade, tranqüilidade, verdade, conhecimento, proteção durante o sono, estabilidade no emprego, sabedoria, poder oculto, proteção, compreensão, fidelidade, harmonia doméstica.
Cor da inércia, para parar pessoas ou situações; para rituais que necessitam de um elevado estado de meditação, neutraliza a magia lançada por alguém, quebra maldições. mentira ou competição indesejada.
Cor espiritual; ajuda nas meditações de devoção e inspiração; traz paz e tranqüilidade para casa para casa.
Alinhamento espiritual, meditação, divinação, exorcismo, feitiços que envolvam cura, paz, pureza, alto astral, consagração, clarividência, verdade, força espiritual, energia lunar, limpeza, saúde, poder, totalidade. Em geral para todos os pedidos e quando você não souber a cor correspondente para o seu pedido.
Feitiços para estimular energia, alcançar metas profissionais, justiça, sucesso. Em geral para a criatividade.
Feitiços para localizar coisas perdidas, para melhorar os poderes de concentração e telepatia, proteção de familiares e animais domésticos. Equilíbrio para rituais de força material, elimina a indecisão, estudo e sucesso financeiro.
Para afastar mau olhado, limpar a negatividade, abre os níveis do inconsciente, usado em rituais para induzir um estado de meditação, simboliza a reversão, desdobramento, proteção, libertação, repelindo a magia negra e as formas mentais de energia negativa.
Manifestações psíquicas, curae feitiços envolvendo poder, idealismo, progresso, quebra de má sorte, proteção, honra, afastar o mal, adivinhação, contato com entidades astrais.
Feitiços que envolvam fertilidade, sucesso, sorte, rejuvenescimento, dinheiro, ambição, saúde, finanças, cura, crescimento, abundância, generosidade, casamento, equilíbrio e harmonia. Em geral para os desejos de cura e sorte.
Saúde, energia, potência sexual, paixão, amor , fertilidade, força, coragem, vontade de poder, aumento do magnetismo em um ritual, energia dos signos Áries e Escorpião.
Cor neutra ajuda a meditação, na magia, esta cor simboliza confusão, mas também neutraliza as forças negativas.
Feitiços que atraem o poder de influências cósmicas, rituais de honra e deidades do sol, remove a negatividade e encoraja a estabilidade, ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas.
Atrai a energia da Grande Mãe. Vitória, meditação, poderes divinos femininos.
Velas que representam a Deusa no altar: Branca, prata e verde, negra.
Velas que representam o Deus no altar: Amarela, dourada ou vermelha, branca.
1 – Quando acender uma vela, use sempre fósforo, nunca isqueiro, a ação de “riscar” o fósforo é simbólica.
2 – Você deverá saber exata e precisamente o que deseja.
3 – A vela, ao ser impressa com o seu desejo pelo Athame, torna-se um receptáculo desse desejo.
4 – A conversão gradual da vela em Elemento Fogo, é uma transferência Alquímica da matéria em Espírito. O seu pedido é de fato transmitido de sua própria consciência universal – espiritual atráves do “médium” da vela. Ela é portanto, o seu elo de ligação com a Mente Universal, a qual é a fonte de todo conhecimento e de todos os milagres. O Fogo, representa o Espírito, o oposto da matéria, o qual é criado pela chama da vela.
5 – Se prestarmos atenção quando acendemos as velas, podemos identificar algumas mensagens: